Vídeo: Resultado do Projeto Noleedi é apresentado na TI Kadiwéu durante festividades do mês indígena

em 29 de abril de 2022

 


Confira neste vídeo, o registro feito pela estudante de jornalismo da UFMS, Alicce Rodrigues, durante o 6° Festival da Cultura Kadiwéu, realizado na Aldeia Alves de Barros. O coordenador do Projeto Noleedi, professor Danilo Bandini Ribeiro e a doutora em Biologia Vegetal e colaboradora do projeto, Letícia Garcia, participaram do evento, onde apresentaram o vídeo que mostra os principais resultados do projeto para a comunidade local.


Veja o vídeo apresentado na TI Kadiwéu: https://www.youtube.com/watch?v=O4D1WJJwSgo&t=268s


O 6º Festival de Cultura Kadiwéu aconteceu no dia 19 de abril e integra as festividades do Abril Indígena (ocorrido entre os dias 15 a 19). As festividades têm o objetivo de celebrar a cultura Kadiwéu e relembrar a conquista dos territórios após a luta com o Brasil na Guerra do Paraguai.


O “Projeto Noleedi – Efeito do fogo na biota do Pantanal sul-mato-grossense e sua interação com os diferentes regimes de inundação” é uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que está pesquisando os efeitos do fogo no Cerrado e Pantanal. O estudo é realizado na Terra Indígena Kadiwéu, no município de Porto Murtinho/MS, onde o PrevFogo Ibama conta com duas brigadas que utilizam o Manejo Integrado do Fogo. Noleedi significa fogo no idioma Kadiwéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário