Podcast 11: Projeto Noleedi responde perguntas sobre o fogo no Pantanal – parte 1 – versão compacta – 4’17”

em 16 de novembro de 2020


 No décimo primeiro podcast do “Projeto Noleedi – Efeito do fogo na biota do Pantanal sul-mato-grossense e sua interação com os diferentes regimes de inundação” confira a primeira parte de perguntas e respostas sobre fogo no Pantanal. Os incêndios florestais no bioma Pantanal este ano apresentam os maiores registros de focos de calor desde 1998, quando se iniciou o monitoramento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Antes de 2020, o ano com maior registro de focos de calor para o bioma foi o ano de 2005, registrando 12.536 focos de calor para aquele ano. Em 2020, até o dia 5 de novembro já foram registrados 21.375 focos de calor, 12.781 no Pantanal mato-grossense e 8.594 no Pantanal sul-mato-grossense.


Com o objetivo de esclarecer a população com informações técnicas, precisas, mas de uma forma clara e acessível a todos, o Projeto Noleedi traz respostas às perguntas mais frequentes relacionadas ao tema. Neste podcast entrevistamos Danilo Bandini Ribeiro, doutor em Ecologia, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenador do Projeto Noleedi. Ele falou sobre dados dos incêndios no Pantanal, causas e se o fogo no bioma é algo normal.


O Projeto Noleedi é uma iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto está pesquisando os efeitos do fogo na biota do Cerrado e Pantanal e suas interações com o regime de inundação na Terra Indígena Kadiwéu, que possui cerca de 540 mil hectares localizados no norte do município de Porto Murtinho, sudoeste de Mato Grosso do Sul.


O podcast é uma realização da UFMS e do Prevfogo-Ibama. Conta com apoio do CNPq. Tem coordenação do professor doutor Danilo Bandini Ribeiro e locução de Fernanda Prado. Para a vinheta de abertura e encerramento o projeto contou com a colaboração especial do indígena Kadiwéu Rubens Aquino Ferraz, tocador de flauta da Aldeia Alves de Barros, que nos presenteia com as músicas Najiga, na abertura, e Agowalegige, no encerramento. Na trilha sonora de background foi utilizada a música Jaeger's cape, por Blear Moon, do site http://freemusicarchive.com


Também na vinheta de abertura o canto a ave mineirinho (Charitospiza eucosma, que significa tentilhão belamente adornado) reforça a identificação sonora dos podcasts. O mineirinho, considerada ave sentinela do fogo, tem cerca de 11,5 cm de comprimento. O macho apresenta uma crista preta contrastando com os lados da cabeça brancos, as partes superiores cinzas, asas e cauda pretas, e a garganta e o centro do peito pretos, em contraste com a barriga canela e a fêmea é amarronzada e sem o preto na garganta e no peito. Varia de incomum a localmente comum em campos cerrados com árvores e arbustos esparsos. Vivem aos pares ou em grupos que podem passar de 50 indivíduos, alimentando-se no chão, perto da cobertura de gramíneas, onde se locomove pulando. Na Caatinga só raras vezes procura as fontes de água. Também empoleira-se nos arbustos baixos. Aparentemente é mais numeroso em locais onde o Cerrado tenha sido recentemente queimado. Canta de madrugada, pousando abertamente na ponta de um galho.


Livre reprodução

Todo podcast produzido pelo Projeto Noleedi utiliza-se da metodologia do trabalho jornalístico e radiofônico. É livre e gratuita a reprodução do conteúdo por rádios emissoras, rádios web e outras formas de comunicação sonora. O podcast pode ser transmitido durante a programação ou ser veiculado durante o horário jornalístico da emissora. Caso você tenha interesse em utilizar o podcast basta fazer o download do arquivo em MP3 e informar ao e-mail ferpradosantana@gmail.com qual conteúdo você vai transmitir e quando.


Saiba como fazer o download do podcast do Projeto Noleedi  AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário